Como lidar com ciúmes entre cães
Canil Advanced von Costa - 2014

Como lidar com ciúmes entre cães

Quem tem dois cães ou mais em casa pode ter o problema do ciúme. Muita gente, não acha nada de mais a disputa de atenção entre dois cães, mas não é bem assim. Algo que é pequeno e que as pessoas não consideram nada pode virar algo bem grave e até causar brigas feias entre eles. O ciúme acontece simplesmente porque um dos cães acha que vai perder muita coisa na presença do outro. Geralmente, isso acontece mesmo e aí a situação pode ficar cada vez pior. Então, seguem algumas dicas para você que já tem dois cães ou mais, ou está pensando em ter outro.

Sempre associe a presença do outro cão com coisas boas – carinho, petisco, atenção. Se você estiver com um dos cães no colo (ou no sofá), intensifique o carinho e dê mais petiscos gostosos para ele quando o outro estiver se aproximando. Nunca pare de dar atenção para aquele que já está com você. Geralmente, as pessoas fazem o contrário e acabam dando mais atenção para aquele que está chegando. Isso faz com que quem já está no colo fique cada vez mais ciumento, tentando a qualquer custo afastar o outro.

Outra situação de ciúme é quando o dono chega em casa e todos os cães querem sua atenção. Cuidado! Essa é uma das situações em que mais ocorrem brigas entre cães. Controle muito bem as situações e evite fazer carinho quando os cães estiverem ansiosos – o que geralmente acontece quando as pessoas chegam em casa. Ignore os cães até que eles se acalmem e só assim dê atenção a eles. O uso de comandos como o “senta” ou “fica” nessa situação pode ser muito útil e evitará confusão, mantendo a ordem entre eles.

Se a situação de ciúme estiver caótica, ou seja, acontecendo brigas com frequência, não hesite em procurar ajuda profissional, pois tudo deve ser feito com toda a segurança, sem correr o risco de ninguém se machucar.

---
fonte :
Texto: Tatiane Ichitani (Consultora Comportamental e Adestradora da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Inserido dia 30/06/2012

mais novidades

Novas ninhadas